5 coisas que você precisa saber antes de morar no interior

5 coisas que você precisa saber antes de morar no interior

Sabia que morar no interior dos estados pode ser bem diferente do que nós imaginamos?

Morar no interior é o sonho de milhares de brasileiros e a cada ano que passa, as pessoas da cidade têm migrado para regiões menores com o intuito oferecer uma maior qualidade de vida para sua família.

É verdade que as cidades do interior oferecem uma gama de vantagens se comparada a grandes metrópoles, principalmente quando queremos paz e sossego pelos anos que virão.

Mas morar no interior, vai de fato mudar a vida das pessoas, pois as vantagens e desvantagens serão notórias nas suas vidas e antes de se mudar é preciso saber disso para não cometer erros.

Mas afinal, quais são as vantagens de morar em cidade pequena? 

Morar no interior e morar na roça são a mesma coisa?

morar no interior, casa antiga

Certamente não, há uma grande diferença de morar na roça para morar no interior. A roça são ambientes mais naturais, com muita vegetação, animais, ar puro, boa alimentação e mais…

Mas por outro lado, morar na roça tem lá suas desvantagens. Quando optamos por viver com nossa família neste ambiente, estaremos nos privando do asfalto na porta de casa, rede de esgoto encanada, shoppings, lojas, e o que há ao redor como praças e igrejas quase sempre são distantes.

Em alguns casos, internet, água encanada e energia elétrica também não são muito comuns nas regiões de fazendas, mas mesmo assim há quem goste deste estilo de vida.

Já as cidades do interior, muita das vezes são cidades de médio porte e que além de oferecer um clima pacato, trânsito tranquilo e ar puro, também é possível ter acesso a shoppings e ao comércio em geral, mas isso vai depender do tamanho da cidade.

Com o desenvolvimento das cidades, algumas regiões do interior do estado têm se desenvolvido com muita velocidade, e algumas destas cidades já possuem uma população maior do que muitas capitais.

5 coisas sobre morar no interior que você não sabia

morar no interior, praça

Enfim, sabemos que a maioria das pessoas que decidem viver na roça ou morar no interior do estado em uma cidade pequena, é principalmente para fugir do caos de grandes cidades e ter uma vida mais saudável.

Mas morar na roça é bom? Como as dúvidas sobre a vida no interior são inúmeras e para ajudar a quem está com esta ideia e planejando comprar sua casa numa cidade menor, trouxemos as 5 principais coisas que devemos saber antes de tomar esta decisão tão importante. Vamos lá?

1 – Infraestrutura básica

Uma das principais perguntas que as pessoas fazem antes de se mudar para o interior é: como é a infraestrutura da cidade onde vou morar e criar meus filhos? Há empregos, saneamento básico? Segurança? Estradas?

E a resposta é: Depende.

Se a cidade que você escolheu para viver tiver uma grande densidade de pessoas vivendo lá, a resposta é sim, há infraestrutura assim como nas cidades grandes, mas isso não se aplica quando pensamos em morar na roça.

2 – Vou ter transporte público ao morar no interior?

transporte público do interior

Ainda baseado no pensamento anterior, da população que vive em uma cidade pequena, uma grande vantagem é que a maioria das cidades do interior dos estados possuem transporte público, mas este transporte, na maioria das vezes não é tão eficaz, se concentrando na região central e nos principais bairros da cidade, então vale a pena pesquisar casas ou apartamentos próximo a estes locais.

Outra vantagem quando falamos de transporte nas cidades, é que com o grande desenvolvimento do comércio e tecnologia, a maioria das cidades pequenas possuem serviços de moto táxis, aplicativos de mobilidade urbana regional e em algumas cidades aplicativos como Uber e 99 POP.

3 – Custo de uma moradia no interior

Esta com certeza é a maior vantagem de se morar no interior. Os custos de um imóvel em uma cidade pequena podem chegar a metade de uma cidade grande.

Além disso, o aluguel também é bem mais em conta quando comparado a grandes cidades.

Com o valor que você compraria uma casa de 2 quartos básica numa cidade de grande porte, você compra uma casa em condomínio, com piscina, área gourmet, garagem e muito espaço para sua família.

4 – A segurança de se viver no interior

câmera de segurança da polícia

Não menos importante do que as vantagens anteriores, é a segurança. Este tema é a principal coisa que move milhares de pessoas a se mudarem todos os anos.

Como o Brasil tem um grande índice de violência em cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo, dentre outras, as pessoas não esperam do governo a segurança que deveriam ter e se mudam.

É verdade, vivendo em uma cidade menor, o policiamento é mais eficaz e onde de crimes consequentemente é muito menor.

5 – Desvantagens de morar no interior

Pois é, nem tudo são flores. Viver no interior tem lá suas vantagens, mas não podemos deixar de citar algumas desvantagens quando queremos nos mudar para uma cidade menor.

Quando pensamos em comprar um terreno e construir numa cidade pequena, podemos nos deparar com a falta de rede de esgoto e energia em algumas regiões mais afastadas do centro da cidade.

Outra desvantagem é que nem sempre o transporte público abrange todas as regiões da cidade.

Também devemos estar cientes que o sistema de saúde do interior nem sempre é dos melhores, e para tratamento especializado ou de extrema urgência, na maioria das vezes as vítimas são encaminhadas para a capital ou alguma cidade maior mais próxima.

A boa notícia é que a maioria dos hospitais de cidades do interior possuem transporte rápido e até com helicópteros para o deslocamento de vítimas que precisam de atendimento médico de urgência.

Porque eu devo morar no interior?

Deu pra perceber que as vantagens de se viver na roça ou no interior são maiores do que as desvantagens, né?

Agora que você sabe o que considerar antes de tomar esta decisão, sempre procure um profissional capacitado para lhe orientar quando falamos em nos mudar para o interior.

Não vale a pena estragar seu sonho por causa da burocracia e dificuldade de financiamento, não é mesmo?

Caso esteja pensando em viver em uma cidade pacata, segura, e com toda a infraestrutura de uma cidade grande, conte com a VP Consultoria Imobiliária para lhe auxiliar. 

Possuímos centenas de casas, apartamentos, lotes em várias regiões do interior e temos o imóvel ideal para sua família.

Não se preocupe com a papelada, nós fazemos para você. Entre em contato com um profissional agora mesmo e tire todas as suas dúvidas e realize seu sonho de viver no interior.

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Como uma agência de SEO pode ajudar a sua imobiliária a alavancar as vendas
Curiosidades

Como uma agência de SEO pode ajudar a sua imobiliária a alavancar as vendas

Com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o marketing digital acabou se tornando muito mais do […]

5 Dicas para fazer um bom e-commerce no ramo imobiliário
Dicas

5 Dicas para fazer um bom e-commerce no ramo imobiliário

Atualmente, ter um bom e-commerce é fundamental não só no ramo imobiliário, como em qualquer outro. Afinal, cada vez mais […]

Principais razões para NÃO morar em condomínio
Curiosidades

Principais razões para NÃO morar em condomínio

Você já parou para analisar, com calma, os motivos que pesam tanto contra quanto a favor de morar em condomínio? […]

5 elementos cruciais para viver de aluguel
Dicas

5 elementos cruciais para viver de aluguel

Já parou para pensar que sim, existe a possibilidade de se ganhar um bom dinheiro ao viver de aluguel, proveniente […]

5 perguntas que você precisa fazer antes de investir em imóveis
Compra e Venda

5 perguntas que você precisa fazer antes de investir em imóveis

Você cultiva o desejo de investir em imóveis, mas não sabe por onde começar a realizar esta ação? Pretende obter […]

Ligar

Whatsapp

Fazer uma simulação

Fale Direto Comigo!
Estamos Online!